Untitled
2019


170m de corda de aço zincado (1,5mm) tricotado; vídeo HD, cor, som, 59’43’’, loop; vídeo HD, cor, som, 03’08’’, loop
Dimensões variáveis

Sinopse:
A artista tricota, durante 3 meses, 170m de cabo de aço. A posteriori, o objeto performativo é apertado com a máxima tensão contra o corpo, condicionando-o, e assim caminha pela rua.
Posteriormente, a artista come um funcho.


170 cm of knitted zinc plated (1,5mm) steel rope; HD video, color, sound, 59'43'', loop; HD video, color, sound, 03'08'', loop
Variable dimensions

Synopsis:
The artist knits 170 cms of steel cable for three months. Then, the performative object is squeezed fiercely against her body, conditioning it, and she walks down the street.
Posteriorly, the artist eats a fennel.

































































Em Untitled, recorre-se a um plano de sequência. São dadas, pela artista, as indicações a quem possui a câmara para persegui-la. A artista sai de casa para a rua, sem aparente objetivo, envolvida com o cabo de aço tricotado nos três meses antecedentes, apertado contra o corpo com a máxima tensão conseguida. Assim como o cabo de aço é uma linha contínua, padronizado através dos mesmos gestos repetidos (movimento do corpo ao tricotar), também o percurso da artista é uma linha contínua em paralelo com o percurso de quem filma, subjugado ao trajeto da mesma, no entanto, subjugando-a pela captação da imagem. Os movimentos da artista são restringidos pelo objeto construído por si mesma. Nada reage "naturalmente" e tudo existe dependente de tudo, estabelecendo relações recíprocas de influências e limitações.
De regresso a casa, a artista come um funcho, símbolo do rejuvenescimento espiritual. Segundo Plínio, o funcho tinha a propriedade de clarear a vista e, mais ainda, era por comê-lo que as serpentes adquiriam a capacidade de rejuvenescerem periodicamente.
O ferro, elemento constituinte do aço (juntamente com o carbono), é habitualmente compreendido como símbolo de robustez, dureza, obstinação, rigor excessivo, inflexibilidade, caraterísticas essas que as qualidades físicas do metal apenas confirmam de forma parcial. Simboliza uma força dura, sombria, impura, diabólica.


Os projetos Untitled e Follow my back foram instalados no mesmo espaço. Um espaço pequeno, íntimo, no entanto claustrofóbico, cujas paredes continham em si um padrão de varões de ferro, alinhados, esquematizados, e direcionados para o espetador.